Caros colegas e visitantes.

Nosso grupo trabalha na área da educação, por lidar todo o tempo com seres humanos e vivenciar o tempo inteiro a diferença e a diversidade. Criemos este blog para divulgar sugestões de atividades, histórias infantis, dinâmicas,mensagem, texto sobre a diversidade cultural para que auxilie na prática pedagógica do educador.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Diversidade Cultural

      A Diversidade Cultural presente em nosso dia-a-dia convidanos a conviver com diferenças de todas as ordens, exigindo de todos e cada um a tolerância e o respeito ao diferente. Mas não é fácil reconhecer e aceitar a "diversidade humana". Infelizmente, a sociedade atual elegeu um padrão de normalidade, espera de todos é a semelhança, o grupo e a padronização. Esquecendo que a sociedade se compõe de homens diversos, que ela se constitui na diversidade, assumindo de um outro modo as diferenças.
      Ressaltamos que não se pode esperar que todos nos sejamos iguais a fim de sermos aceitos. Lidar com a diversidade no ambiente escolar é tarefa de todos os componentes da comunidade escolar.
     O desafio que se coloca nestas circunstâncias, requer um excelente preparo do educador e de todo o grupo, exigindo atenção e sensibilidade. Atenção para que seja detectado qualquer problema o mais cedo possível, pois assim, pode se resolver o caso com uma boa conversa, na maior parte das vezes. Sensibilidade, pois está se lidando com os sentimentos humanos mais complexos, ou seja, o interrelacionamento, a convivência, para que seja harmoniosa.
        E principalmente, reconhecer as diferenças dos alunos como um recurso positivo. Ao reconhecer o enriquecimento advindo da diversidade fornece valores e oportunidades de aprendizagem para todos os alunos.
        Respeitar as diferenças, são imprescindíveis para um bom convívio social. Cada indivíduo merece ser respeitado, ter direito de expressar seu ponto de vista, porém, sem ofender ou desrespeitar seu semelhante. O ambiente escolar, especialmente na fase inicial da educação, é o momento de formar a pessoa para ser um indivíduo que transforma o meio onde vive para melhor. Isto exige bons exemplos do educador e a promoção de valores positivos, através do entendimento e respeito em todas as situações ( nas tarefas escolares, nas horas de lazer e também fora do ambiente escolar).
       Portanto, o grupo deste blog acredita que o reconhecimento das diferenças possibilita ao aluno novas formas de estar no mundo e de experimentar situações de aprendizagem com todos os envolvidos no processo de aprendizagem.
Autoras: Suzane Kist, Janete de Oliveira Rocha, Roberta Cristina Rosa, Marli de Souza e Silva e Daiane Letícia Kretschmer
    

Um comentário: